Língua Portuguesa e Literatura

QUESTÃO 01 - (UEPB-CPCON)

Leia o seguinte poema de Cecília Meireles:

Retrato
(Cecília Meireles)

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?

(Disponível em: >https://www.pensador.com/frase/MjUwODA/<. Data da consulta: 01/09/2017)

Com relação aos termos CALMO, TRISTE E MAGRO, no segundo verso do poema , é CORRETO afirmar que
a) apontam, respectivamente, qualidades referentes aos termos “olhos”, “rosto” e “lábios”.
b) fazem referência a um mesmo elemento morfológico presente na oração, sendo caracterizados como adjetivos.
c) muito embora sejam atributos de um mesmo referente, apresentam classificação morfológica distinta.
d) por se caracterizarem como advérbios, intensificam a ideia expressa pelo referente “rosto”.
e) qualificam referentes distintos, assumindo, no entanto, a mesma classe morfológica



QUESTÃO 02 - (UEPB-CPCON)

As estrofes a seguir pertencem à parte inicial do poema “Cante lá, que eu canto cá”, do poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (1909-2002).

Cante lá, que eu canto cá

Poeta, cantô de rua,
Que na cidade nasceu,
Cante a cidade que é sua,
Que eu canto o sertão que é meu.
Se aí você teve estudo,
Aqui, Deus me ensinou tudo,
Sem de livro precisá
Por favô, não mêxa aqui,
Que eu também não mexo aí,
Cante lá, que eu canto cá.
Você teve inducação,
Aprendeu munta ciença,
Mas das coisa do sertão
Não tem boa esperiença.
Nunca fez uma paioça,
Nunca trabaiou na roça,
Não pode conhecê bem,
Pois nesta penosa vida,
Só quem provou da comida
Sabe o gosto que ela tem.
[...]

(Disponível em: >https://www.letras.mus.br/patativa-do-assare/1072883/<. Data da consulta: 01/09/2017)

Com relação aos recursos de linguagem utilizados no poema, podemos afirmar que
a) definida como uma norma linguística baseada em vocábulos especialmente criados por um determinado grupo social, a gíria costuma designar uma espécie de jargão específico de jovens que, no caso do poema, representa o “canto de cá”, a que faz referência o eu-lírico.
b) o poema põe em destaque dois tipos de poetas, que habitam espaços geográficos diferentes, valorizando, no entanto, a variante linguística social característica do espaço urbano
c) no texto, predomina a valorização da linguagem coloquial urbana, ou seja, aquela usada de modo informal, desrespeitando o padrão
culto da língua, este considerado como o único aceitável dentro do recurso estilístico utilizado na linguagem poética.
d) a palavra paioça, presente no poema, é uma variante que apresenta a mesma quantidade de letras e de fonemas de sua equivalente na norma culta.
e) o registro dos vocábulos presentes nos versos apontam para a variedade linguística de grupos que habitam determinada região brasileira.



QUESTÕES 03 A 05 - (UEPB-CPCON)

Leia o texto de Cecília Meireles:

Houve um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa, e sentia-me completamente feliz. Houve um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê- las? Eu não era mais criança, porém minha alma ficava completamente feliz.

(CECÍLIA MEIRELES. Boa companhia - Crônicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. (Fragmento))

QUESTÃO 03
Quanto ao aspecto morfológico, os vocábulos em destaque, no texto, classificam-se, respectivamente, como
a) pronome, adjetivo e conjunção.
b) adjetivo, conjunção e pronome.
c) pronome, conjunção e adjetivo.
d) adjetivo, pronome e conjunção.
e) adjetivo, pronome e preposição.

QUESTÃO 04
Assinale o item em que as palavras abaixo indicadas, todas retiradas do texto, apresentam dígrafos:
a) diante – brilhariam – canal.
b) pessoas – minha – flores.
c) completamente – mais – chalé.
d) jarra – oscilava – maravilhosa.
e) janela – barco – nesse.

QUESTÃO 05
Sobre a palavra comprava, que aparece no texto, podemos afirmar que
a) tem o mesmo número de letras e fonemas.
b) apresenta dois dígrafos.

c) apresenta encontro consonantal.
d) é uma palavra proparoxítona.
e) está conjugada no presente do indicativo.



Gabarito:

01 - b
02 - e
03 - d
04 - d
05 - c

Nenhum comentário:

Postar um comentário